03/06/2021 - Autor: Equipe Porankatu



Turismo e Religião: a fé que gera história e desperta a curiosidade cultural

Compartilhe

Para algumas pessoas, enxergar turismo e religião no mesmo contexto é consideravelmente fácil. Um bom exemplo disso é a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo. Esse destino é o desejo de muitos católicos que anseiam conhecer o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Mas, olhando por outro lado, alguns roteiros, apesar de fortemente religiosos e mergulhados numa atmosfera de fé, são destinos fantásticos pelo seu contexto histórico, arquitetônico e cultural.

É sempre muito importante lembrarmos que alguns destinos podem ter um viés religioso, e consequentemente, uma história muito importante por trás.

Algumas vezes, mesmo não sendo adepto a determinada religião, é importante deixarmos de lado a visão ou até mesmo o fanatismo religioso para que se possa conhecer outras culturas e dogmas. Somente assim você conhecerá de fato todos os lados do seu destino turístico e, provavelmente, fortalecerá a fé na sua crença, quando observar outras religiões.

A religião teve e ainda tem um papel muito importante para a sociedade e para evolução social e pessoal dos indivíduos de diversos povos e culturas. O que não deve acontecer, mas mesmo assim ocorre muito, é o fato de se ignorar completamente e de se privar do conhecimento sobre outras religiões simplesmente por não serem as mesmas que cultuamos e, em grande parte das vezes, até condenamos. Saiba que isso pode ser caracterizado como preconceito. Mas nosso propósito aqui não é discutir doutrinas religiosas, mas sim a riqueza gerada por essa variedade nas crenças e na fé dos povos do mundo.

Se seu propósito é uma viagem espiritualizada, com a finalidade de exercer ou fortalecer a fé, obviamente você escolherá rumos claramente religiosos. Porém, às vezes seu destino é meramente de cunho profissional, comercial, visita familiar ou histórico e cultural. E, porventura, existe um lado forte religioso na cultura ou atmosfera do seu destino, sendo ela ou não pertencente a sua religião, então, por que não conhecê-la?

Conhecer novas culturas contribui imensamente no crescimento individual de cada ser humano. A troca de experiências e culturas é uma das formas mais enriquecedoras de evoluirmos e nos desenvolvermos.

turismo e religião
As religiões foram e são responsáveis pela geração de arte e criação de edificações e monumentos magníficos que movimentam milhares de pessoas no âmbito turístico.

Turismo religioso

Ao contrário do que comumente se pensa, o turismo religioso não existe para agradar somente aos adeptos de uma religião. Muito pelo contrário, o turismo religioso pode ser praticado por todas as pessoas, independente da fé que professam. Por trás de toda religião, existe uma história, uma origem. O turismo religioso não se prende a cultos e a práticas religiosas, ou a tentativas de conversão. Ele possibilita que se conheça sua origem, a simbologia que alguns lugares guardam até hoje, as evoluções e desenvolvimentos de cada povo, de acordo com o que eles acreditam. A religião pode influenciar a gastronomia, os hábitos regionais e o comportamento social, dentre tantos outros aspectos. O turismo religioso está mais ligado ao aprimoramento das culturas do que à religião em si.

Turismo religioso
O turismo religioso movimento 330 milhões de pessoas por ano no mundo.

O turismo religioso é muito procurado e tem crescido cada vez mais ao redor de todo o mundo. De acordo com uma pesquisa realizada em 2018, cerca de 330 milhões de turistas de todo o mundo procuram se refugiar em locais sagrados para conhecer a história e nela se aprofundar, ou procuram locais que sejam importantes para a religião que seguem.

Por isso, vamos desbravar por algumas culturas e lugares onde a fé contribui para moldar um ambiente único e válido de ser visitado.

As maiores religiões do mundo

De acordo com a origem de cada povo, diversas religiões surgiram na humanidade. Muitas dessas religiões já nem existem mais, diversas ainda perduram, fortes e com muitos adeptos.

Segundo dados publicados em 2005 em artigo sobre religião pelo site da Folha de São Paulo, no UOL, existem entre 40 mil a 50 mil religiões no mundo, que surgem todo ano; muitas perecem a curto ou longo prazo. Atente para o fato de que o termo “religião” pode ser interpretado como variações de vertentes religiosas. Um exemplo seria a diversidade de denominações que há dentro do Cristianismo. Dentre tantas religiões ainda praticadas, oito delas são as maiores, com milhões de adeptos e fiéis, a saber:

Destinos para misturar turismo e religião

Famosos no mundo:

  • Jerusalém, Israel e Palestina: todos os anos, milhares de pessoas seguem em rumo à Terra Santa. A cidade oferece diversas atrações bastante populares, como o Muro das Lamentações, templos, a Mesquita AI-Aqsa, dentre outras.
  • Fátima – Portugal: conhecida pela cidade da aparição de Nossa Senhora. A cidade funciona como um santuário e dispõe de um fumeiro para a queima de velas.
  • Meca- Arábia Saudita: de acordo com o Alcorão, o povo mulçumano deve caminhar pelo menos uma vez na vida até Meca. É um dos principais destinos turísticos do mundo.
  • Varanasi – Índia: dedicada ao deus Shiva, é localizada às margens do rio Ganges, onde ocorrem diversos rituais religiosos, com oferendas, rezas, músicas e velas.
  • Kathmandu – Nepal: é um local de peregrinação budista, um dos mais procurados pelos alpinistas, montanhistas e praticantes de escalada.
  • Vaticano – Itália: conhecido por ser a cidade do Papa, muitas pessoas têm uma predileção por conhecer o Vaticano. Quem procura esse destino pode participar das missas realizadas pelo Papa e conhecer as riquezas imensuráveis da sede da Igreja Católica Romana.
  • Caminho de Santiago de Compostela – Espanha: É a peregrinação mais famosa do mundo. Existem vários trajetos possíveis saindo de Portugal, Espanha e França. O mais popular é o caminho francês, com percurso de 800 km de distância, que leva em média 30 dias de caminhada com bom condicionamento físico.

Em solos brasileiros:

Igrejas, Catedrais, Santuários e Basílicas
Templos Budistas
Mesquitas
Sinagogas
Santuários de religião africana
Lugares, regiões e festas Religiosas

Depois dessa vasta lista, eu duvido que você vá continuar de fora desses destinos extraordinários. Além desses, com certeza o rol ainda é gigantesco, basta você procurar de acordo com o que acredita que vai ser mais interessante.

Dicas para você fazer um turismo religioso sem se preocupar:

  • Foque sempre no destino e no que poderá aprender com ele. Não se prenda a sua religião e não tenha medo de trair sua fé. Conhecer outras realidades pode ser muito benéfico para sua formação como ser humano. A atitude de relaxar a cabeça e tirar esse peso da religião poderá fazer com que você aproveite muito mais sua viagem.
  • Permita-se conhecer o contexto histórico por trás da comunidade religiosa visitada. Sempre haverá um passado rico de acontecimentos e de cultura para ser explorado.
  • Não se deixe influenciar por opiniões negativas, siga seu plano e curta seu passeio.
  • Independente se sua viagem tem a finalidade religiosa ou não, sempre pesquise sobre as religiões tradicionais do destino visitado. Como já falamos, a religião agrega muito valor cultural e histórico, merecedor de ser conhecido.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e esteja preparado para fazer suas malas! Se você tiver mais alguma dica, ou alguma experiência, conte pra gente! Assim, você poderá incentivar outras pessoas a unirem turismo e religião, sem atrapalhar as convicções pessoais.

SEGMENTOS

SELOS

ETIQUETAS

2024 - Todos os direitos reservados